• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Você consegue estar consigo mesmo?

Estar consigo mesmo pode ser algo tão óbvio para muitas pessoas, que deve até se tornar difícil a compreensão da pergunta! Mas, se você observar direitinho, verá que a pessoa com quem menos está pode ser com você!

Quantas vezes sua mente vai em direção ao que os outros pensam? Ao que aconteceu no passado ou ao que pode acontecer no futuro?

O que significa estar consigo mesmo?beach-1239498_1280

  • Ficar em contato profundo e pleno com sua essência;
  • Mergulhar em seu íntimo;
  • Verificar atentamente suas próprias necessidades;
  • Oferecer a si mesmo o colo e aconchego que precisa…

Sei que tudo isso pode parecer “zen” demais para muitas pessoas e, para mim, sempre foi um grande desafio! Minha mente é agitada, estou sempre pensando, planejando, querendo fazer, melhorar, criar…

Enfim, por tudo isso, sempre senti uma angústia muito grande no simples exercício de ficar em silêncio. Tentei o yoga, a meditação e, embora consciente da importância destas práticas para a sanidade mental, elas sempre representaram um grande desafio para mim.

Acabei preferindo atividades que me colocassem em contato com meu corpo de uma forma mais lúdica como o esporte, a dança, o circo … Após muitas reflexões sobre o assunto e várias tentativas de baixar a ansiedade -talvez um padrão familiar e próprio de nossa sociedade contemporânea -, vejo que estou aprendendo a diminuir o ritmo frenético dos meus pensamentos.

Observe-se!

As minhas dicas são aquelas já conhecidas:pretty-woman-635258_960_720

  • Foco na respiração;
  • Procure deixar os pensamentos irem e virem como uma pessoa que observa um trem passando;
  • Coloque-se numa postura que facilite sua concentração e deixe o silêncio se instalar;

Não vou mentir, tem dias em que estou tão “pilhada” que simplesmente não tenho paciência para nada disso. Mas agora, percebo que estou muito mais paciente comigo para me reeducar a respirar, tranquilizar a mente e, consequentemente, o corpo.

Tenho praticado respirações na aula de Pilates e procuro perceber melhor meus músculos, minha energia, tentando estabelecer uma conexão profunda com todo o meu ser.

Cuidado com as distrações externas

monitor-1276949_1280Neste processo de auto-treinamento, eu ainda não consegui abstrair completamente os ruídos externos! E fico chocada como as pessoas se mantem numa vibração muito negativa, comentando as notícias da TV ou jornal, enquanto estão numa atividade que deveria ser prazerosa.

Provavelmente, essas pessoas têm pouco tempo para si mesmas e o pouco que tem não aproveitam! Na verdade, importa menos a quantidade e muito mais a qualidade do tempo que passamos conosco ou com os outros.

Vale a pena refletir sobre a qualidade do tempo que você passa com as pessoas, se busca aprender com elas e usufruir do momento que têm juntos. Você aproveita os momentos de atividade física ou reproduz todas as notícias do jornal da manhã, acrescentando seu ponto de vista com mais acidez ainda? Será que você desfruta da companhia de seus familiares quando chega em casa ou só sabe reclamar e apontar tudo o que deu errado no seu dia, contando todas as insatisfações que você têm em sua vida?

Esta reflexão nos leva a perceber a postura que estamos adotando automaticamente, sem sequer, nos darmos conta das oportunidades e tempo que estamos desperdiçando…

De bem consigo mesmo

girl-429380_1280E quando a companhia é você para si mesmo, como é sua atitude: reprovadora? De cobrança? Pessimista? Você fica se assustando com todos os medos possíveis e também os inimagináveis?

No livro de Louise Hay, confira no Vale a pena, ela comenta a respeito do quanto nós nos aterrorizamos constantemente! O que você diz quando passa em frente a um espelho? Preste atenção a estas mensagens, elas podem estar sinalizando que o seu relacionamento consigo está em crise e não dá para pedir demissão ou divórcio de si mesmo. Que tal olhar esta questão com mais carinho?!

O tempo todo temos mensagens em nossa mente e isso é tão automático que nem mesmo nos damos conta. Mas, se você começar a prestar atenção, vai perceber como sua mente fala com você, repare o teor destas mensagens! Seriam mensagens de medo, culpa, derrotismo OU são mensagens incentivadoras e positivas que te fazem ter mais ânimo de viver? Leia também “Descubra as mentiras que sua mente conta pra você!”.

Namore consigo mesmo: conquiste-se!

child-1044177_1280Observe seu diálogo interno e, se ele estiver negativo, trate de mudar esta situação! Use a criatividade e se torne uma companhia mais agradável para si!

Se suas mensagens internas estiverem te colocando para baixo, inicie um processo de interrupção deste processo. Há um vídeo bem interessante da psicóloga Flávia Melissa, com técnicas para ajudar nesta transformação, veja no Vale a Pena.

Acredite, quando estiver mais conectado consigo mesmo, sua conexão com os outros melhorará ainda mais! Você será capaz de enxergar coisas que antes passavam despercebidas, sua criatividade melhorará, sua intuição ficará mais aguçada e o mundo ganhará um novo colorido.

Entre em conexão profunda consigo! Invista neste relacionamento eterno entre você e sua essência! O resultado disso será a plenitude, que só alcançamos quando nos sentimos livres para sermos quem somos, cientes de que estamos sempre buscando crescimento, mas felizes por estarmos no caminho.

Namore consigo mesmo, seduza-se, faça mimos e gentilezas para você! Qualquer relação precisa ser nutrida, então, se dê pequenos presentes, ainda que sejam momentos de pura contemplação, um sorvete, um batom… Enfim, use sua imaginação para proporcionar contentamentos em seu coração! Ame-se e você transbordará este amor por onde for!

“Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida.” Oscar Wilde

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

Seu e-mail (obrigatório)


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!