• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

Natal Especial: a magia está dentro de nós!

Ultimamente sinto o Natal como um período cheio de luminosidade, decorações, presentes e uma correria imensa. Está todo mundo “lutando” para terminar coisas este ano e planejar o próximo com algum entusiasmo.

Presépio

Fonte: Pixabay

Sinceramente, às vezes eu me sinto bastante cansada e desgastada. Sinto dificuldades de me conectar profundamente com o significado especial que esta data me traz ou “deveria trazer”.

Agora com uma filha pequena eu me pego pensando o que eu quero transmitir para ela a respeito do Natal!

 Valores em que acredito

Às vezes fica mais fácil saber o que eu não quero! Não quero que ela fique esperando uma figura que não existe trazer presentes para ela, porque foi uma “boa menina”! Quero que ela saiba que o verdadeiro presente está dentro das pessoas em forma de atenção, carinho, exemplos…  E, principalmente, que é amada sendo como É e que não precisa ser diferente para agradar NINGUÉM.

O papai noel é um personagem criado para atender a sociedade do consumo. Na minha opinião, ele atrapalha uma conexão com o verdadeiro sentido do Natal.

Jesus Cristo: um exemplo de amor

Natal comemora o nascimento de Jesus Cristo, um grande homem que veio com a missão de nos mostrar a beleza do amor. Sempre gostei de presépios, gostava de árvores de natal, mas achava os presépios mágicos! Principalmente quando tinham monjolinhos, jorrando água e fazendo aquele barulhinho maravilhoso.

Papai Noel já era algo seletivo. Ele não vinha para todo mundo e eu percebi cedo que não dependia do meu comportamento! Talvez, por isso, eu tenha uma aversão ao papai noel, kkk! Ele cria a ilusão nas crianças que elas serão excluídas por um motivo ou outro (ou por comportamento, ou por motivos financeiros ou seja lá pelo que for!). Na verdade, o meu problema com papai noel é que ele nunca foi democrático, rs, e seu “amor” sempre foi condicional.

Nas histórias de Jesus que permearam a minha infância, ele sempre ficou do lado das pessoas excluídas: o leproso, a prostituta e declarou seu amor até mesmo para quem o traiu e crucificou! Confesso que o “ofereça a outra face”, hoje em dia, não faz o meu gênero, pois é preciso muito amor e desprendimento para tanto. Mas acho imensamente linda a lição de “amar ao próximo como a si mesmo!” 

Acredito que o mundo vive uma falta de amor crônica! As pessoas não sabem o que é amar a si mesmas, por isso não sabem como transbordar isso para o próximo. Eis a grande lição do Natal: o amor! O amor de uma mãe, o amor de um pai, de uma família, o amor que renova nossas forças e esperanças para um mundo melhor!

A magia está dentro de nós

Quando observamos o mundo pelos olhos de uma criança, podemos redescobrir a magia das coisas simples como:  a espuma na banheira do banho; a joaninha e a formiga que andam rapidamente em uma folha; a força do vento em nossos cabelos; o aroma de uma flor; o gesto de pegar a comida com a mão e se permitir deliciar-se com os sentidos… A magia está dentro de nós, quando nos permitimos redescobri-la!

Para criar um natal alinhado com esta minha visão, pesquisei e também recebi algumas dicas como o calendário do advento, que cria uma contagem regressiva para o Natal! E fui me inspirando, porque queria sentir algo brotando dentro de mim para expressar verdade para minha pequena!

Como minha filha ainda tem 1 ano e 7 meses, eu queria algo que ela compreendesse e participasse. Passeando no parque peguei uma pinha e depois comprei massinha colorida para construir uma árvore de Natal com ela! Foi uma tarde deliciosa e especial pelos risos satisfeitos dela ao colocar as bolinhas na pinha. O riso e a simplicidade dos objetos conferiram um toque mágico ao momento e à nossa árvore de Natal!

Natal: um tempo para refletir e desacelerar

Como eu disse, para mim, Natal é nascimento de Jesus e por isso comprei 2 livros: um com quebra cabeças e outro com um presépio de papelão para ser montado. Minha filha vive intrigada com o livro e com o presépio! Aos poucos vou contando a história do nascimento de Jesus! Ela ficou empolgada com os bichinhos do presépio, com o bebê, rs, e assim vou trazendo este mundo sagrado para o Universo infantil dela.

Graças ao curso da Clarissa Yakiara, Zum Zum de mães, ainda estou redesenhando muitos hábitos e costumes. Estou alinhando-os com as mensagens que quero deixar para minha filha como herança emocional e afetiva. E o Natal este ano está tendo um significado diferente: estou reaprendendo a perceber o processo das coisas.

Ultimamente, perdemos o processo, tudo é um clique! Para as crianças tudo é processo e me conectar a isso neste momento está sendo muito especial e gratificante! Estou percebendo a necessidade de desacelerar e acessar este lugar mágico em que o Natal é tão importante e significativo em minha vida!

Feliz Natal para todos, que cada um encontre a magia desta data e a torne especial! Leia também NATAL: qual a SUA ENERGIA para esta data?

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

Seu e-mail (obrigatório)


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!