SER e TER: eis a questão! Como você vive a sua prosperidade?

Última atualização em setembro, 2020

Por muito tempo a dicotomia SER ou TER prosperidade foi praticamente uma sentença para mim. Ela me indicava dois caminhos claros de escolha de vida! Algumas pessoas escolhiam SER e, por isso, prezavam a “liberdade”, o prazer, o essencial,  a simplicidade, a profundidade das coisas. Para estas o mais importante era expressar, de fato, a pessoa que eram.

Por outro lado, haviam pessoas que preferiam o TER e em prol dele sacrificavam sua Essência para conseguir coisas materiais. Neste caminho estava a busca apenas por bens materiais, a superficialidade, uma tendência fútil de medir as pessoas apenas pelo valor monetário que elas pudessem agregar.

nota de dolar sob uma lupa - ser e ter prosperidade
Imagem de Darío Jarrín por Pixabay

Por acaso, esta reflexão já passou por sua cabeça? Ou seja, o papel da prosperidade e seus impactos na sua vida? Será que dinheiro resolveria seus problemas ou te traria complicações para você ser quem é? Por outro lado, será que desenvolver-se, inclusive espiritualmente, implica ser uma pessoa sem dinheiro e prosperidade? Para mim, isso sempre reprensentou o medo de ser e perder o ter! E, por outro lado, o medo de ter e perder a possibilidade de ser?

Contudo, estou num movimento amplo e profundo de ressignificações! E agora, vejo como é fundamental olhar novamente para minhas crenças limitantes sobre Ser e Ter prosperidade!

Crenças Limitantes: uma oportunidade de ressignificação! 

Desta forma dicotômica criei vários binômios: razão X emoção; sucesso X felicidade; dinheiro X espiritualidade; beleza X inteligência… Assim, enxerguei a vida a partir de uma ótica minúscula e restrita a binômios que sintetizavam sempre o TER x SER.

Porém, muito recentemente, notei que esta visão não fazia o menor sentido! Na verdade, isso estava muito mais relacionada a uma crença limitante, bastante arraigada de que não podemos ter tudo! Assim, era preciso escolher por qual caminho seguir e o mais virtuoso parecia o SER. Afinal, dinheiro é sujo, corrompe as pessoas, desagrega e causa desgraças em famílias. Ao menos, esta é a grande crença que percebo arraigada no meu sistema familiar! Leia também Merecimento e Limpeza de Padrões Familiares: honrar para merecer!

Ampliando o horizonte das crenças

Neste contexto, para mim, o caminho mais seguro pressupunha autodesenvolvimento! Inclusive, sob uma ótica de sofrimento e, de certa forma, punitiva. Assim, não é à toa que o tema prosperidade do blog tem poucos artigos. Ou seja, é algo que eu percebo que preciso trabalhar em mim, mas o autconhecimento flui com tanta facilidade!

De fato, eu não me sentia tranquila para escrever a respeito e me sentia um pouco incomodada pela forma tão direta que meu marido abordava o tema. Apenas agora, vejo como minha visão dicotômica afunilou as coisas e colocou como opostos assuntos que podem ser complementares.

Deste modo, como diz a monja Cohen: não é preciso ir para o Tibet para meditar! Da mesma maneira, também acho que não é preciso fazer voto de pobreza para ir para o céu. Com efeito, não é preciso sofrer para merecer a redenção! E, também não é preciso ser infeliz na profissão para ter sucesso no amor.

Nesta mesma linha, não é preciso ter uma vida financeiramente ruim para ter saúde. Certamente, estas são crenças limitantes que criamos a partir de experiências que tivemos, que segmentaram nossa capacidade de enxergar as coisas. Leia também PROSPERIDADE OU DECADÊNCIA: o que você escolhe para olhar sua vida?

Descobrindo Crenças Poderosas

A propósito, adoro desejar prosperidade para as pessoas! Mas apenas recentemente esta palavra ganhou um sentido mais profundo para mim! Isto porque, prosperidade não significa, necessariamente, ter muitas posses e bens materiais. Afinal, se isto não estiver alinhado com o SER Essencial, certamente cairá no vazio da superficialidade que eu sempre temi.

Aliás, tem um artigo que super recomendo do Personare que trabalha muito bem este conceito: O que significa prosperidade para você? Entenda como abrir os caminhos para esta energia em sua vida:

Podemos ter tudo, mas se não estivermos emocionalmente, mentalmente e espiritualmente equilibrados, sentiremos insatisfação. Isso nos leva a um conflito, afinal, se temos o que queremos, por que sentimos vazio e insatisfação? Quando não encontramos a explicação para esse mal estar, isso gera mais angústia, a qual tentamos, por sua vez, remediar buscando mais do “ter”, que nos leva cada vez mais para longe daquilo que de fato pode nos fazer feliz. Afinal, não adianta tentar satisfazer no nível físico uma falta que está nos níveis internos. Ceci Akamatsu

Ou seja, é preciso agregar as ideias de SER e TER, isso é prosperidade e abundância! Neste sentido, é preciso ampliar o olhar para uma lógica de abundância, distanciada da escasssez do medo e da avareza que rondam nossas crenças mais profundas sobre vida, felicidade e dinheiro!

O dinheiro: vilão ou lupa?

Em diferentes perspectivas, familiares, culturais e religiosas, o dinheiro sempre me pareceu o vilão da história. Mas agora que estou refletindo mais profundamente e estou mais amadurecida para olhar outros aspectos da questão, vejo como, na verdade, ele pode ser uma lupa para enxergarmos situações.

A lupa não distorce, apenas mostra a realidade de forma mais detalhada. Muitas vezes o dinheiro traz a tona aquele complexo de inferioridade do fundo da gaveta; aquela inveja dita “branca”, mas que estraga relações e distancia pessoas; aquele medo de estar “perdendo” se o outro estiver ganhando… O dinheiro muitas vezes revela o medo que temos de não estarmos no caminho certo, a necessidade de competir para se auto-afirmar, a necessidade de dominação que ainda marca fortemente nossas relações sociais em todos os níveis.

Ser e Ter Prosperidade: uma experiência cotidiana!

Tive duas experiências interessantes em ocasiões diferentes e com a mesma reação! Uma delas foi com adultos e outra com uma criança de 5 anos. Em algum momento da situação eles falaram em dinheiro, em enriquecer e eu disparei convicta: “Mas eu já sou rica!” . De modo curioso, a cara de espanto de ambos foi a mesma e retrata todo o preconceito que temos com a ideia de riqueza!. Será que precisamos do vil metal para sermos ricos ou já somos ricos e ficamos projetando isso num sonho indefinido de perfeição que nunca chegará? Merecimento e Suficiência: uma decisão em busca da Plenitude!

A partir desta experiência, eu notei a importância de trabalhar mais profundamente esta prosperidade dentro de mim nas minhas falas, crenças, posturas e comportamentos! Com efeito, é importante SER e TER prosperidade e exalar isso no mundo que anda tão cheio de avareza, de medo, de pobreza de espírito!

Neste sentido, acredito profundamente que é possível SER e TER, quando o ter representa fluidez, confiança no processo. “A vida me traz o que eu preciso no momento! Entrego, confio, aceito e agradeço”. A partir desta postura de FÉ, mesmo cenários mais nublados, se iluminam com a força do sol!

Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, enfim, o mundo fica de bem com você! O mundo exterior reflete o universo interior.Mahatma Gandhi

Por isso, desejo prosperidade a todos. Que o TER seja expressão do nosso SER e nos traga completude,  integralidade… Muitas vezes temos pouco, aos olhos dos outros, mas este pouco é absolutamente TUDO o que precisávamos naquele momento. Portanto, desfrute tudo o que você tem com a sabedoria de quem valoriza cada benção da vida, com gratidão!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Um Comentário

    1. Gisele A. Mendonça Peixoto

      Muito obrigada por sua leitura e comentário, Ricardo! A proposta deste trabalho é refletir profundamente sobre essas questões que muitas vezes estão demasiadamente arraigadas em nossa cultura e em nosso modus operandi, que nem nos damos conta da limitação que nos impõem cotidianamente! Que possamos refletir e desconstruir crenças limitantes que nos impedem de alcançar o que almejamos! Gratidão por suas palavras! Namastê! _/\_

    2. Para Vc que escreveu o texto acima que por sinsl eh. maravilhoso tem dois aspectos que sao a. COESAO o alinhamento do que Vc tao bem escreveu . O Primeiro eh : Nao se busca fora o que ja tem dentro da gente. Se for buscar nao alinha. Nao eh buscar eh Desperta cultivar. Isso eh conexao. com agente mesmo 🔧.A outra. coisa eh. ter a consciencia do que eh Essencial ( essencia) e do que venha a ser fundamental. Nao podemos inverter essas duas atitudes. nos contextos da vida . Se invertermos nao iremos SER nem TER 😀

    Reflita conosco!