Suficiência e Gratidão em tempos de Pane Geral: sejamos girassóis!

Última atualização em setembro, 2020

De modo interessante parece irônico falar em suficiência e gratidão num momento tão crítico quanto o que atravessamos, em que as pessoas estão em pânico e vibrando profunda escassez. Por isso, inicio este artigo deixando claro que o objetivo destes posts é levar um pouco mais de consciência para processos que estou sentindo, profundamente, em cada fibra do meu ser!

vela acesa entre as mãos - suficiência e gratidão

Tempos de Pane Geral

O momento pede cautela, muita reflexão para que possamos despertar deste sono que há muito nos deixa doentes e desconectados de quem somos, onde estamos e para quê viemos! O Covid 19, nesta perspectiva, é apenas um alerta geral de pane, mas há tempos estamos doentes, maltratando nossa casa Terra, envenenando nossa própria comida e caminhando a passos largos para a autodestruição!

Vivemos em uma época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar a si mesmo. Albert Schweitzer

Estes são tempos de uma profunda crise em todos os sentidos. E, apesar de ser clichê, das crises podemos fazer uma grande oportunidade de transformação! E, esta transformação começa, sobretudo, dentro de nós através de uma postura de suficiência e gratidão!

Neste sentido, para refletir sobre a importância de nos observarmos e transformarmos nossas ações. Inclusive, vale citar o Conto do Samurai, uma história interessante sobre a necessidade de observarmos nossos instintos antes de nossas ações! Já parou para refletir sobre o que te move? Será que você é escravo de suas emoções?

Há vários artigos atrás venho refletindo sobre a suficiência. Cada vez fica mais claro que suficiência não pode ser confundida com comodismo e preguiça de sair da zona de conforto. Trata-se, na verdade, de uma busca por sentir um simples contentamento! Sabe, quando você é capaz de observar algo sem tentar modificar, criticar, julgar ou aprimorar? Talvez, as crianças sejam o melhor exemplo da arte da suficiência e gratidão, pois elas DESFRUTAM da vida com total presença no Aqui e Agora! Leia também Suficiência na Quarentena: o convite do Covid 19 para reavaliação!

Tudo começa com a suficiência

Desta arte da suficiência, da contemplação e contentamento brota a plenitude e também a gratidão. Esta é a grande ferramenta que temos ao nosso alcance para a transformação! Isto porque, apenas com uma atitude de gratidão podemos nos conectar com o presente e com o milagre da vida!

Assim, num momento tão delicado, em que tantas pessoas estão morrendo, vale refletir o quanto estamos valorizando a vida! Será que estamos aprisionados na reclamação ou estamos assumindo a responsabilidade de agir em nossa vida? Para tanto, vale refletir sobre tudo o que desfrutamos e podemos agradecer!

A alegria nos visita em momentos comuns. Não corra o risco de deixar a alegria passar despercebida mantendo-se ocupado demais perseguindo o extraordinário. A cultura da escassez pode nos manter temerosos de adotar estilos de vida simples e comuns, mas quando se conversa com pessoas que sobreviveram a grandes perdas, fica claro que a alegria não é uma emoção permanente. Todos os participantes que falaram de suas perdas e do que mais sentiam falta mencionaram momentos muito singelos. ‘Como eu queria entrar na sala de casa e ver meu marido reclamando sobre o que lia no jornal…’ ‘Como eu gostaria de ouvir meu filho dando gargalhadas no quintal…’ ‘Minha mãe costumava mandar mensagens de texto muito loucas – ela nunca soube como escrever no celular. Eu daria tudo para receber uma dessas mensagens agora”. (Brené Brown: A Coragem de Ser Imperfeito, p.95)

Contudo, sempre que nos queixamos e deixamos contaminar com os bombardeios de notícias e mensagens negativas, acabamos vivendo num estado permanente de reclamação, negativismo e escassez! Claro, não estou propondo o “jogo do contente” como fazia Pollyana no romance infanto-juvenil, mas sim o verdadeiro reconhecimento de que a vida, esta experiência intensa, é um milagre!

Gratidão: uma decisão fundamental para o momento!

Como afirmei anteriormente em Merecimento e Suficiência: as armadilhas de “fazer por merecer”!, sempre que decido focar no merecimento, minha mente escapa e tenta argumentar o motivo da falta dele! Interessante, percebo que isso é algo muito constante, porque minha mente vive buscando o “buraco do pudim”. Recentemente, tenho percebido como isso é um condicionamento não apenas da minha educação, mas da sociedade em geral.

Neste sentido, basta você dizer que está se dedicando à Gratidão, para virem os negativistas perguntarem: você vai agradecer pela política nacional também?! Ok, muita coisa não vai, nem de longe, da forma como eu acho que seja ideal ou, ao menos, aceitável! Mas há tempos percebo que isso não contribui de forma alguma para mudar o cenário das coisas! Pelo contrário, muitas vezes isso constrói uma nuvem de negatividade que torna as coisas ainda mais pesadas e difíceis de resolver!

Portanto, tenha clareza que gratidão não é uma postura de idiota contente com tudo! Mas sim, uma decisão de encontrar os milagres cotidianos nesta experiência intensa chamada vida! Quando nos propomos a agradecer, nosso olhar é treinado à observar os milagres, muitas vezes, tão pequeninos que passam despercebidos se não nos atentarmos!

Sejamos girassóis: suficiência e gratidão!

Imagem de Couleur por Pixabay

O girassol é uma flor que me encanta, porque ele está sempre em busca do sol! Eis o exemplo para nossa vida, focar na LUZ para que possamos iluminar nosso interior e expandir esta luz para nosso entorno! Ou seja, não adianta reclamar que a companhia elétrica é incompetente ou que a lâmpada queimou e o supermercado está fechado! Que tal pegar sua vela, riscar o fósforo e focar na luz, ao invés de se distrair tanto com as sombras do exterior!

Toda vez que eu medito ou faço uma visualização para cura, eu estou me conectando a pessoas com pensamentos iguais em todo o planeta. Louise Hay

Claro, há dentro de nós um lado de sombra que precisa ser integrado. Mas isso somente será possível, mergulhando num processo interno de autodescoberta com ferramentas muito importantes como: amor, compaixão e perdão! Desta maneira, fica claro para mim, que esta é a suficiência que busco: esta integração de minha sombra com amor, Luz e generosidade, capaz de encher o meu “potinho de energia” e transbordar para o mundo em potencialidade!

Portanto, este é o convite do momento diante de tanta energia de medo, escassez e pânico, abasteça seu potinho de energia! Ou seja, risque um fósforo e acenda sua vela interior com FÉ de que tempos melhores virão e o presente é uma oportunidade de profundo aprendizado! Para concluir, reveja sua vida, integre suas sombras e vibre na energia do amor, da compaixão e da LUZ, é disso que o mundo mais precisa neste momento! Luz, Paz e Bem a todos! Gratidão pela leitura! Namastê!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!