2020 e Pandemia: planejamento destruído? Transforme em aprendizado!

Última atualização em setembro, 2020

De antemão, alerto que, se o ano de 2020 e a Pandemia de Covid-19 fez grandes estragos na sua vida, como a perda de pessoas queridas, sinto muito! Acredito que não há palavras capazes de amenizar esta dor! Meus sentimentos!

Este artigo é a reflexão de alguém que teve o privilégio de obedecer ao período de quarentena e se mantém em isolamento social! E, assim, estou vibrando para que esta tempestade passe e o aprendizado seja devidamente integrado por todos nós!

Barco à vela navegando na tempestade, céu se abrindo e pássaro voando. 2020 e a Pandemia - mares calmos não fazem bons marinheiros
Imagem de freakwave por Pixabay

Ao iniciar este segundo semestre de 2020 nesta situação de pandemia, senti uma frustração enorme. Afinal, não eram estes os meus planos! Em 2020, eu queria fazer viagens, desfrutar mais, conhecer lugares novos e não ficar confinada dentro de casa com medo da pandemia! Inclusive, queria me permitir experimentar a vida com maior liberdade e prazer! Isso após inúmeras reflexões sobre minha dificuldade para largar a necessidade de controle!

No entanto, parece que nunca me senti com a liberdade tão restrita, afastada das pessoas e com muito medo! Quais eram os seus planos para 2020 e de que forma a pandemia “estragou” tudo? Esteja atenta a eles! Afinal, eles podem fornecer pistas importantes para descobrir um caminho diferente para lidar com o sentimento de frustração que pode te afligir no momento! Como diz a famosa frase popular: “Mares calmos não fazem um bom marinheiro”

2020 e a Pandemia de Covid-19

Definitivamente, uma pandemia mundial de Covid-19 não estava nos meus planos para 2020, muito menos no de vocês com certeza! E, juntamente com outros acontecimentos, isso me obrigou a rever minha rota e prioridades de vida!

Isto também aconteceu com você? Já buscou se distanciar um pouco e observar como tudo isso tem afetado sua vida? Será que o impacto maior está sendo nos relacionamentos ou em sua saúde mental, emocional e física? Já procurou fazer um balanço de como sua vida está diante deste cenário de pandemia neste exótico ano de 2020?

Certamente, todos nós fomos pegos por esta avalanche! Cada um está lidando de uma forma com tudo isso, mas todos sentimos o impacto! Inclusive, acho que esta outra frase nunca foi tão intensamente vívida como agora:

“Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas”. Luis Fernando Verissimo

Quais perguntas a vida está te fazendo agora?

Nos últimos 2 anos fiz inúmeras reflexões sobre merecimento, suficiência e plenitude. Merecimento: você já parou para pensar se realmente merece? E agora, estou diante deste cenário de pandemia que nos convida para tantos lugares! Por vezes, são lugares sombrios, cheios de medo, ansiedade e sofrimento. Talvez, muito do sofrimento seja pelo apego enorme ao mundo conhecido ou a grande vontade de controlar a vida!

No entanto, surpreendentemente, em alguns momentos eu me pego pensando que tudo será melhor depois que a tempestade passar! De fato, penso que em algum momento a luz do sol voltará a brilhar! Então, o mundo será diferente, quem sabe, estejamos mais sábios!? Assim espero!

Neste sentido, confesso que tenho me sentido cansada das notícias, das limitações, dos medos, aprendizados e desafios! Inclusive, acho que neste ponto todos concordam que, por vezes, dá vontade de pedir para o mundo parar para a gente descer e relaxar um pouco!

Desta forma, percebo muito claramente, que eu ainda tenho uma postura muito desconfiada em relação à vida! Inclusive, fiquei aliviada ao perceber que isso não acontecia apenas comigo! Aliás, descobri que se trata de uma espécie de estratégia contra o sofrimento!

No livro de Brené Brown, A Coragem de ser imperfeito, fica muito nítida esta dinâmica de risco iminente diante das bênçãos da vida. Ou seja, trata-se quase de um mecanismo de defesa: ficar pronta para o pior, apesar de nunca realmente estarmos, para afastar qualquer possibilidade de ameaça!

Neste momento, sinto a vida me dizendo: você ainda pensa que tem algum controle? Será que eu preciso desenhar para você entender que precisa se entregar mais?

A vida como aliada ou inimiga?

Definitivamente, eu percebi que lidava com a vida querendo evitar os perigos e merecer as bênçãos! Ou seja, apesar de inúmeros episódios me mostrando que era impossível planejar a vida, muitas vezes insisti na ilusão de querer controlá-la!

Ah, a necessidade de controle, o medo de se sentir vulnerável, entregue, a falta de fé na prática cotidiana da vida! Quanto este momento anda mexendo com esta energia dentro de nós?! Aliás, estamos experimentando uma avalanche de emoções neste sentido, seja por causa do trabalho, do dinheiro, da família, do relacionamento amoroso, da relação com os filhos. Você já parou para pensar o que tudo isso significa?

De fato, confesso que no início eu busquei ver a mensagem que havia por trás de tudo. Isto é, tentei me comportar sendo “a boa menina”, conforme aprendi no catecismo, rs! Contudo, por vezes uma raiva me invade, um inconformismo! Ou seja, me dá uma vontade de fazer tudo o que eu fazia antes ou desfrutar minha vida da forma como pretendia e fingir que não tem nada acontecendo! Isso acontece com você? Como você canaliza seus sentimentos de medo, raiva, insegurança?

Anteriormente, em vários posts eu destaco a importância de se permitir sentir! SENTIR para curar: o caminho de retorno à sua Essência! Isto porque nossa cultura sempre foi extremamente repressora neste sentido! E, acredito firmemente na importância de sentir e de olhar para estes sentimentos! Somente desta maneira seremos capazes de sair da postura de vítima e assumir nossa responsabilidade diante do aprendizado do momento!

Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!

De fato, tenho feito questão de olhar para esta “boa menina” e tudo o que ela esconde! Então, vem a raiva que, muitas vezes, eu canalizo na faxina! Sei lá, parece que limpar fora me faz limpar dentro e vou esvaziando aquela ira. Por vezes, isso vira tristeza e eu choro, escrevo… Assim, quando o meu copinho esvazia, eu me sinto capaz de exercitar uma postura mais sábia e distanciada!

Apesar de sentir todo o cansaço deste momento de intensos aprendizados, eu sinto que estamos prontos e precisamos ter Fé nisso! Você já se perguntou o porquê de tudo isso?

Sem dúvida, refletir sobre merecimento para mim se tornou um vício e, de certa forma, uma postura de arrogância achando que as coisas “deveriam se encaixar onde EU consigo enxergar”. Mas a vida não funciona segundo a minha lógica ou qualquer outra! Aqui deixo uma linda meditação do sábio Fernando Belatto que muito tem me inspirado a descobrir minha força interna: Pílulas de O-DGI – Prática #4 – Meditação da Aceitação

Então, é pura perda de tempo fazer tantas conjecturas, porque há coisas que não me cabe entender, apenas aceitar que são como são! Assim também é a Pandemia, o motivo disso tudo é algo que, talvez, jamais consiga acessar! Mas posso transformar em “para que” na minha vida e, assim, trazer maior significado a esta experiência!

Isto quer dizer que a vida está aí para ser experimentada do jeito que a gente conseguir! Provavelmente, longe dos meus ideais de perfeição ou idealização. Todavia, hoje me peguei agradecendo imensamente ao meu lar por ser meu refúgio neste momento! Sei que sou privilegiada por ter condições de sobrevivência que me garantem certa tranquilidade para este momento de tamanha tensão! Você já pensou no que pode agradecer AGORA?

Compromisso com a solução: onde está o seu foco?

Mulher iluminando a escuridão da paisagem com uma lanterna - 2020 e a pandemia
Imagem de Vicente0 por Pixabay

De fato, fico triste quando penso nas pessoas que não tem o privilégio que desfruto no momento! Além disso, também fico indignada com pessoas que tem a falta de noção de comparar este momento com os campos de concentração nazistas!

Entretanto, ser grata, reconhecer e fazer o melhor que eu posso com o que tenho é a minha forma de honrar a vida no aqui e agora! Por isso, percebo que quando saio do meu centro, fico olhando o outro, me comparando para me sentir culpada ou com raiva. Mas todos estes movimentos só desgastam minha energia e me afastam do que eu realmente preciso vivenciar! Isto é, o aqui e agora, o meu silêncio interno, o meu centramento!

Sob este aspecto, esta quarentena me traz claramente esta proposta de centramento interno! Isto significa uma conexão profunda comigo mesma e com meus processos de cura! Assim, posso ouvir o que realmente é importante e, talvez, transmitir mensagens de luz e inspiração num momento tão delicado quanto este!

Avaliação da qualidade de sua nutrição emocional

Nestes momentos delicados, acho que vale destacar a importância de um conceito que há tempos quero trabalhar aqui: a nutrição emocional! De que você se nutre? Assim como nosso corpo precisa de alimentos de qualidade, nossa mente também! Será que você está sendo nutrida ou intoxicada diariamente?

De modo interessante, eu tratei disso há 5 anos atrás quando iniciei o Conexão Profunda. Vale a pena dar uma conferida no artigo 3° Passo para ser feliz: ALIMENTAR-SE! De lá para cá apenas confirmei o que escrevi com minha experiência pessoal! Inclusive, pude aprimorar minha nutrição mental de uma forma que irei compartilhar no próximo artigo! Caso este assunto seja do seu interesse, deixe seu e-mail para que seja avisado dos próximos artigos!

Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)

    De qualquer forma, vou deixar aqui um exercício bastante útil:

    1. Liste 5 pessoas que fazem parte de seu convívio próximo e assinale se elas mais elogiam ou reclamam. Você as considera mais positivas ou negativas?
    2. Descreva 5 programas que você mais assiste e sinalize qual emoção te desperta: amor, esperança, raiva, indignação, humor, tristeza;
    3. Quais são suas redes sociais favoritas? Quanto tempo dedica a elas e qual a emoção que predomina em você depois que você sai dela?
    4. Qual o seu compromisso de vida? Onde você coloca o seu foco?
    5. Se você pudesse resumir suas atividades diárias à 2 verbos, quais seriam? (Reclamar, criticar, denunciar, discutir, avaliar, construir, criar, sugerir, liderar, educar?)

    Eis alguns pontos de partida para fazer uma reflexão profunda sobre sua forma viver!

    O legado de 2020!

    Neste processo, se você fizer um paralelo entre os planos inicialmente desenhados para 2020 e a forma como respondeu às questões acima, você terá nas mãos um mapa! Nele, constará onde você quer chegar e onde está! A partir disso, se for sincera consigo mesma, é possível perceber quais atitudes estão faltando para experimentar o que deseja!

    Por fim, encarar os desafios propostos por esta pandemia é algo que está posto na vida de todos nós com maior ou menor complexidade! Agora, com qual postura iremos olhar estes desafios é algo que nós escolhemos: se como vítimas ou protagonistas de nossa história! Leia também Autorresponsabilidade! Pare de bancar o herói ou a vítima da vida!

    Certamente, esta postura fará toda a diferença na sua forma de agradecer os desafios e olhá-los como grande oportunidade de transformação pessoal e aprendizado! Fácil? Não, de forma alguma! Particularmente, eu vejo como um enorme desafio, mas é urgente e necessário na minha vida: mudar a chave para uma postura mais propositiva, mais sábia!

    Por isso, finalizo o texto com esta linda frase inspiradora de alguém que verdadeiramente enfrentou os campos de concentração e toda a crueldade daqueles tempos! Que tenhamos lucidez e clareza mental diante de nossos desafios para que 2020 deixe um legado importante em nossa história pessoal!

    Pode-se arrancar tudo do homem, menos uma coisa, a última das liberdades humanas: a escolha da atitude pessoal diante das circunstâncias que vão definir seu próprio caminho. Viktor Frankl


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!