Nutrição Emocional: você sabe o que é e como cuidar dela?

Última atualização em novembro, 2020

O conceito de nutrição emocional é fácil de ser assimilado, pois tal como uma dieta saudável para o nosso corpo, requer cuidados e disposição. Isto significa cuidar de nossa saúde emocional e observar o que estamos acessando e entrando em contato em nosso dia a dia!

Moça deitada numa maca de massagem com pétalas de rosa e um  sino tibetano - nutrição emocional
Imagem de Jürgen Rübig por Pixabay

Claro, em tempos de pandemia, quarentena, isolamento social e crise econômica, talvez, nossa mente esteja cheia demais para mais um cuidado! Entretanto, posso afirmar, com convicção, que se você não encontrar um tempo para a nutrição emocional, a desnutrição emocional vai limitar você!

Por acaso, você já sentiu aquele cansaço, aquela falta de energia e motivação para lidar com seus desafios? Em tempos de caos emocional em escala mundial, é preciso se cuidar muito bem para lidar com os desafios atuais! Então, vamos lá?

O que é nutrição emocional?

Para início de conversa, vamos pensar simplesmente sobre a diferença entre alimentação e nutrição! Aliás, você pode saciar sua fome com qualquer alimento, ainda que ele não forneça bons nutrientes para o seu corpo. Contudo, para que seu corpo funcione melhor, é importante que você saiba nutri-lo adequadamente!

Com certeza, você já experimentou as consequências dos exageros com bebidas alcoólicas, frituras, comidas fortes de tempero ou mesmo industrializados! Por acaso, lembra-se como ficou intoxicada, com enxaquecas, cólicas e outros sintomas desagradáveis? Às vezes, confesso, eu exagero no chocolate e o mal estar é terrível! Nestes momentos, sinto uma sensibilidade à barulhos e uma enxaqueca bastante desagradável! Quem nunca, não é mesmo?!

Todavia, se você se der ao trabalho de prestar atenção ao seu corpo, perceberá que ele te manda sinais. Por vezes, são verdadeiros alertas vermelhos e nós custamos a compreender os recados! Ou pior, fazemos questão de ignorar e não relacionar uma coisa com a outra para não assumir nossa responsabilidade sobre nossas ações!

Desta forma, a nutrição emocional também está intimamente relacionada a este processo de nutrição física. Neste sentido, vale a pena você observar a relação entre seu corpo e suas emoções! Afinal, muitas vezes nos tornamos reféns de nossas emoções e nem percebemos, mas para anestesiar usamos os alimentos! Será que você anda buscando anestesia?

Será que você está com desnutrição emocional?

No artigo anterior 2020 e Pandemia: planejamento destruído? Transforme em aprendizado! sugeri um exercício que retomo aqui: Qual foi sua conclusão a respeito das emoções que estão presentes cotidianamente na sua vida?

Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)

    Certamente, a maioria de nós encontra-se severamente desnutrido emocionalmente! Isto porque, como bem diz a frase:

    Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente. Jiddu Krishnamurti

    Por outro lado, quem é que deseja se sentir desconectado numa sociedade globalizada? Calma, apesar das controvérsias, há uma solução importante aqui! De fato, é preciso estar profundamente conectada consigo mesma para ficar saudável! Ou seja, a desnutrição emocional acontece sempre que ficamos exaustivamente voltadas para o mundo, para o externo e esquecemos de atender nossas necessidades! Inclusive, vale o alerta de que, muitas vezes, isso acontece depois da maternidade!

    Definitivamente, isto vai se tornando uma bola de neve e quando vemos, estamos um caco! Ou seja, para atender às expectativas e demandas de nossos vários papéis e funções, nos esquecemos de olhar para nós! Assim, empenhadas em fazer, em manter o piloto automático rodando, não notamos aquela dor de cabeça ou desconforto abdominal… Eis que nosso corpo está gritando e nós o ignoramos!

    No entanto, muitas pessoas fazem deste “ignorar o corpo” um hábito nocivo! Isto significa que o mau hábito vai se arrastando por anos a fio até que forme uma doença mais grave ou que os estragos sejam difíceis de se reverter! Por isso, observe-se!

    Você se nutre ou se intoxica? De que você alimenta sua mente?

    De fato, na busca por saúde emocional o primeiro passo é diferenciar alimento e nutrientes! Afinal, o que você consome pode estar literalmente consumindo você! Neste sentido e com base no exercício mencionado acima eu sugiro que você avalie o que tem drenado sua energia!

    Será que você realmente precisa ver tantas notícias? Assistir novelas e séries que estimulam emoções ruins em você, mas por hábito você nem percebe? Na minha experiência, libertar-se dos programas da TV aberta é um início de detox para a vida! E, você nem precisa ter um plano de canais fechados, tem tanta informação bacana no Youtube e em diferentes redes sociais!

    Geralmente, as pessoas alegam que estão se distraindo, só “passando o tempo”. Mas o subconsciente está sendo nutrido de medo, intrigas, violência… Portanto, reforço a pergunta: você se nutre ou intoxica? E, te convido a assumir a RESPONSABILIDADE pelo que VOCÊ decide fazer com sua vida, seu corpo e suas emoções! Leia também 3° Passo para ser feliz: ALIMENTAR-SE!

    Sua saúde, felicidade e prosperidade não são consequências de eventos ou ações de outros, mas da maneira como você pensa e sente. Seu pensamento e sentimento controlam seu destino. Lembre-se de que está lidando com seus próprios pensamentos e com o conceito que faz de si mesmo, o que determina seu futuro. Joseph Murphy

    De fato, mais do que apenas citar a frase deste autor, faço questão de indicar a leitura espetacular do livro O poder do subconsciente. Inclusive, confesso que estou devorando este livro, é uma peça fundamental para observarmos a profunda conexão existente entre nossa mente e nossa nutrição emocional!

    Qual a relação entre seu corpo e suas emoções?

    Por acaso, você já pensou que as emoções encontram no corpo um lugar para se expressar? De fato, diferentes sabedorias trazem este conhecimento! Por exemplo, a medicina chinesa e a cura pela acupuntura, a medicina ayurvédica e a importância da nutrição alimentar e energética.

    Neste ponto, eu te pergunto: o que seu corpo vem relatando para você sobre suas emoções? Será uma compulsão por alimentos ou doces? Você tem insônia, crises de ansiedade ou enxaqueca? Como andam as atividades físicas na quarentena?

    Infelizmente, cuidar da saúde do corpo ainda é um privilégio que muitas pessoas não se permitem acessar! E, mais do que uma questão estética, a saúde do corpo está profundamente relacionada à saúde emocional! Inclusive, neste cenário de quarentena isso ficou ainda mais evidente, na minha opinião!

    Por isso, te convido a refletir: você se permitiu sentir? Seu corpo manifestou seus desconfortos emocionais? Por vezes, dançar e expressar no corpo é uma poderosa ferramenta. Assim, através do corpo podemos ajudar nossas emoções a fluírem de uma forma mais saudável!

    Para tanto, te recomendo uma prática que tem me ajudado bastante e vale a pena dar uma conferida neste vídeo O Corpo Físico como ferramenta de Autodesenvolvimento | Chá com Sensei #12. Aqui, Fernando Belatto reflete um pouco sobre a importância do empoderamento através de posturas corporais.

    Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre a relação entre o corpo e as emoções, te convido a assistir um TED muito especial: A linguagem corporal molda quem você é – Amy Cuddy. Nesta linda palestra, a pesquisadora demonstra com dados e fatos pessoais como o corpo pode nos ajudar a lidar melhor com nossas emoções!

    Talvez, você tenha dificuldade de se lembrar das posturas sugeridas quando bater aquele desânimo! Então, transforme-as em hábitos e lembre-se da relação: mente, corpo e emoções!

    Como você nutre seu corpo? Você sabe se alimentar de nutrientes energéticos?

    A propósito, remexi no baú e me lembrei da música Comida dos Titãs: você tem fome de quê? Você tem sede de quê? Infelizmente, muitas pessoas matam a fome com miojo e a sede com refrigerante. Apesar disso, esperam que seu corpo funcione da melhor forma possível!

    Entretanto, para que nossa máquina física funcione bem, precisamos estar cientes do que realmente nutre nosso corpo! Por isso, eu te pergunto: quantas vezes você planejou sua refeição? Será que escolheu o que colocaria dentro do seu corpo com o mesmo cuidado que escolheu suas roupas para uma entrevista de emprego?

    Por vezes, estamos tão preocupados com o fora que esquecemos do dentro e ingerimos lixo ao invés de comida, veneno ao invés de água! De fato, a internet nos possibilita muitas informações e é fácil encontrar dicas de alimentação! Mas acredito que o mais importante mesmo é se atentar para as dicas que o seu corpo fornece! O que te faz bem e o que é vício! O que é fome e o que é ansiedade! Será que você sabe diferenciar?

    Neste ponto, acho que o mais importante é ser honesta consigo mesma! Isto significa se olhar com este carinho de quem escolhe o combustível para nutrir o veículo mais importante do mundo: o corpo! A partir disso, vá se propondo novos hábitos, introduza mais alimentos naturais. Neste processo, cada um tem seu ritmo, seu limite e seus desafios.

    Particularmente, percebo como fui fazendo uma transição para um estilo de vida mais saudável. E, ainda tenho desafios que, por serem emocionais, exigem mais de mim em termos de disciplina e determinação. Mas sigo buscando mais consciência em meus processos, ciente que por vezes escorrego, mas volto firme para me observar e perceber o que me nutre física e emocionalmente!

    Você sabe descansar o seu corpo e principalmente a sua mente?

    Inicialmente, quando pensamos em descanso a primeira ideia que temos é o sono! De fato, te convido a refletir quantas horas de sono você concede ao seu corpo? Será que dorme tranquilamente ou espera o corpo ficar exausto para, finalmente, ir dormir?

    Realmente, todos sabemos da importância de uma boa noite de sono, mas por distração ou falta de cuidado, acabamos descuidando de algo tão fundamental! Neste sentido, te convido a ir mais cedo para a cama e sem telas, faça um ritual do sono e se permita desfrutar de uma excelente noite de sono! Então, observe a diferença para o seu corpo, humor e disposição! Trata-se, praticamente, de uma atividade intensa de nutrição emocional!

    Depois da maternidade, aprendi que o ritual do sono é uma prática importante mesmo para adultos! Ao observar minha filha, eu me identifiquei muito com a vontade de resistir ao sono, o desejo de descansar assistindo algo – péssimo hábito que eu introduzi, reconheço!

    Então, fui notando como o sono dela fica diferente quando fazemos uma mentalização e relaxamento. Ou seja, a respiração vai ficando mais lenta e profunda e eu vou convidando cada parte do corpinho a relaxar.

    Contudo, raramente faço o mesmo processo comigo! E você, oferece momentos de relaxamento ao seu corpo? Será que se permite estar presente no momento presente no seu corpo? Já experimentou os benefícios da meditação? Eis alguns aspectos que tenho refletido para minha vida e achei interessante compartilhar!

    Por fim, vale ressaltar que sempre é tempo de implementar novos e saudáveis hábitos de nutrição emocional! Assim, suas emoções encontrarão um espaço bem mais saudável para se manifestarem de forma a te auxiliar com seus desafios! Que tal se dar este carinho, que perpassa o aspecto físico, energético, espiritual e emocional? Você merece!


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!