As histórias que contamos também nos contam para onde estamos indo!

Última atualização em fevereiro, 2021

Inicialmente, preciso te perguntar: Como você fala de você? Será que você se descreve como vítima, sofredor ou como herói salvador da pátria? Então, saiba que a forma que você fala sobre si, as histórias que conta dizem muito a respeito de quem você é. E, principalmente, de quem você acaba se tornando por causa delas! Por isso, a grande questão aqui é:

Para onde você está direcionando sua vida a partir das histórias que conta?

Menino falando com um microfone na mão - Como você fala de você para os outros?
Imagem de klimkin por Pixabay

Por isso, a reflexão deste artigo é sobre o poder enorme existente em nossas palavras. Afinal, elas expressam nossos pensamentos, sentimentos e acabam se manifestando em ações. Ou seja, as acaba se concretizando um ciclo que, muitas vezes, nem imaginamos!

Neste artigo, te convido a refletir sobre o poder que as palavras têm na sua forma de se posicionar na vida! Isto se refere tanto à forma como você fala de você para os outros, para si mesmo e, além disso, como fala dos outros!

Certamente, o poder da comunicação é algo extraordinário que sequer nos damos conta no dia a dia! Mas pode funcionar como uma bússola importante para mapear os movimentos que estamos fazendo!

Seguindo esta linha de raciocínio eu te pergunto:

  • Será que a sua comunicação está te sabotando ou construindo o caminho para te levar onde você deseja?
  • Você está emitindo sinais positivos na direção do que quer ou está escravizado em padrões de lamentação, escassez e sabotagem?

A partir disso, vamos refletir mais profundamente sobre diferentes aspectos de nosso discurso que por vezes se tornam até mesmo automáticos!

Como você fala de você para os outros?

Por acaso, você já reparou a história que conta sobre si mesmo quando se apresenta em algum lugar diferente? Geralmente, quando falamos sobre nós tendemos a falar da nossa formação, casamento, filhos etc. Desta forma, apenas apresentamos os papeis que desempenhamos e estamos longe de falar de nós de fato!

Muitas vezes, não sabemos falar de nós, do que gostamos, quem somos em Essência. De fato, ficamos tão apreensivos com a expectativa do outro, que perdemos de vista quem somos ou quem gostaríamos de ser. Quantas vezes isso te aconteceu em uma entrevista de emprego? Por vezes, o medo de ser rejeitado te impede de avaliar a vaga como você deveria! E quantas vezes isso aconteceu em relacionamentos amorosos?

Diante disso, te pergunto: Você já se percebeu falando com um estranho e contando um pouco sobre sua vida? Repare a história que conta: menciona o divórcio, a demissão, o abandono dos filhos, a saúde que não vai muito bem?

Assim, pare e se observe! Será que você resume sua vida a frustrações? Por acaso, se coloca como vítima das situações sem perceber que VOCÊ criou tudo isso nas pequenas atitudes ou ausências?

Sim, lá vamos nós de novo lembrar que somos plenamente responsáveis por nossa vida e o que acontece nela de bom e de ruim. Ok, sei que isso não é nada confortável! Mas ao invés de questionar este ponto, preste atenção na forma como você fala de você por aí: é com alegria ou rabugice? Esta forma de você falar de você indica exatamente o ponto em que está e que também reverberará para o futuro.

Qual vibração está emitindo para o Universo?

Claro, sei que pensar em energia, frequências e vibrações ainda é algo que causa desconforto em muita gente. Mas, se sua vida não está no caminho que deseja, que tal trabalhar um pouco nisso? 

Sabiamente, Mahatma Gandhi já dizia:

Suas crenças se tornam seus pensamentos. Seus pensamentos tornam-se suas palavras. Suas palavras se tornam suas ações. Suas ações se tornam seus hábitos. Seus hábitos tornam-se seus valores. Seus valores tornam-se seu destino. 

Então, fique atento! Talvez, se ficar preso à imagem do ego de herói, vai atrair mais e mais situações desafiantes para confirmar esta versão da sua própria história. Leia também Autorresponsabilidade! Pare de bancar o herói ou a vítima da vida!

Certa vez, escutei o seguinte ditado: “Deus dá as batalhas mais difíceis aos melhores soldados!” Naquele momento eu pensei: “Deus me livre desta vida de sacrifício! Deus me ama e sei que tudo pode ser encaminhado com amor e facilidade, se eu não opuser resistências! Escolho aprender pelo caminho do amor!”

Da mesma forma se ficar preso à ideia de vítima, adivinha o que tende a acontecer?! Obviamente, mais situações para confirmar esta sua versão da história! Por isso, a pergunta fundamental aqui é: qual história você quer contar sobre si mesmo? Qual o comando que você está dando à sua vida?

Recentemente, tive a grata experiência de ler o livro O poder do subconsciente de Joseph Murphy que faz importantes esclarecimentos sobre nosso funcionamento mental! Inclusive, vale a pena assistir ao resumo animado do livro.

Por outras vias, ele confirmou algo que venho experimentando há tempos na minha vida! Isto é, a importância de focar no que eu quero experimentar e não no que eu tenho medo. Claro, é bastante desafiador escolher focar no que eu quero, mas é fundamental!

Como você fala sobre os outros?

Certamente, um bom exercício é observar a forma que você fala dos outros. Por acaso, você tem um olhar extremamente crítico? Será que tem dificuldades de dizer que ama e ver o lado bom das pessoas? Então, cuidado, pois esta sua tendência determina a forma como você enxerga a vida, o mundo e, por consequência, a si mesmo.

Talvez, você não tenha percebido, mas vale notar que quando as pessoas falam demais sobre “os outros”, estão querendo esconder algo sobre si mesmas! Ou seja, olhar para fora é muito mais fácil do que ser, viver, estar, errar, amar e se arriscar! Olhar para fora é uma grande tentação para fugir de nossos medos e dificuldades internas.

Que tal exercitar uma nova postura a partir de agora? Proponho elogiar mais, olhar o lado bom das coisas e das pessoas, enxergar nas situações oportunidades de aprendizado? E, já te aviso, aquela vontade de reclamar, criticar ou mesmo fofocar surgirá novamente como um hábito nocivo querendo te devorar. Resista, transforme, se observe e pense que tudo o que você vê fora, na verdade, reflete tudo o que você tem dentro!

Morreu hoje quem atrapalhava o seu sucesso!

Há tempos, uma querida amiga lançou esta dinâmica no grupo em que eu trabalhava lendo o texto sobre o grande velório na empresa. Caso você não conheça a história, trata-se da notícia da morte de um funcionário que atrapalhava o sucesso de todos na empresa! Por isso, os funcionários ficaram intrigados e, ao mesmo tempo aliviados, pois cada um pensou consigo: “eu sabia que tinha alguém me sabotando!”

Então, intrigados, os funcionários foram em direção ao caixão funerário que ocupava um grande salão da empresa. Havia uma fila de pessoas aguardando para, finalmente, conhecer o responsável pelas suas dificuldades na empresa. A longa fila caminhava lentamente e cada um que olhava para o visor do caixão, baixava a cabeça com enorme tristeza aumentando a curiosidade dos demais.

Eis que chegou a vez de descobrir, finalmente, quem era o infeliz! Ao olhar para o vidro onde deveria ter um rosto, na verdade tinha um espelho! Por isso, as pessoas saiam cabisbaixas, afinal quem mais pode prejudicar o seu sucesso senão você mesmo?!

Infelizmente, temos uma tendência enorme para nos vitimizar, querendo encontrar culpados e algozes para os nossos desafios. Mas, é um processo necessário nos autorresponsabilizarmos para ter o empoderamento pessoal necessário para lidar com as situações!

O que você fala de você? Que histórias VOCÊ anda contando para si mesmo?

Ah, se soubéssemos o poder que nossas palavras têm! Certamente, deixaríamos muitos palavrões de lado, muitos vícios de linguagem e, sequer ligaríamos a TV!

Infelizmente, a maioria das pessoas não percebe como alimenta sua mente de porcarias na TV, na internet, no Netflix e nas conversas de WhatsApp, Facebook, Instagram entre outras! Leia também Nutrição Emocional: você sabe o que é e como cuidar dela?

Preencha abaixo e receba novos posts.

    Seu e-mail (obrigatório)

    De fato, às vezes de forma passiva e outras de forma mais interativa você se conta histórias o tempo todo! Neste sentido, te convido a parar de se identificar e começar a observar que histórias são estas?

    Será que tal como uma novela mexicana, você é o protagonista sofredor e melodramático? Ou, será que você coloca a capa e se vê como a mulher maravilha forte, corajosa e capaz de enfrentar os problemas do mundo escondendo sua fragilidade?

    Claro, não é à toa que estou usando personagens, afinal, somos educados pela indústria cinematográfica! Por vezes, a TV, os filmes e novelas funcionaram como nossas companhias em casa.

    Então, em muitos momentos temos dificuldade de separar realidade da ficção e isso dificulta um pouco o processo de autoconhecimento. Ou seja, de olhar para dentro e nos apropriar verdadeiramente do que nos vai no coração. Por isso, te pergunto: que histórias você anda contando para si mesmo?

    Você vive para os outros? Encontre paz em sua própria companhia!

    E, por falar em cinema, recentemente tive a grata satisfação de assistir ao filme O Estagiário que conta a história de um aposentado que estava em busca de um propósito de vida! Claro, super recomendo o filme e, por isso, a única coisa que mencionarei é como fiquei impressionada com a forma de viver do personagem!

    Claramente, ele parecia uma pessoa de bem consigo mesmo: organizado, cuidando de si e mesmo estando sozinho tinha hábitos saudáveis, se mostrava caprichoso. Desta forma, fazia questão de cultivar coisas bonitas como colocar a mesa para si mesmo! Neste exemplo, não havia nenhum traço de solidão, mas havia uma pessoa que tinha sabedoria para se conhecer, se desafiar e conviver bem consigo!

    Todos os dias faça alguma coisa que você tem medo. Eleanor Roosevelt

    Por isso, te pergunto:como você fala de você para os outros? Eis um termômetro para você avaliar:

    • Quanto você está se desafiando?
    • Qual a sua disponibilidade emocional para sair da sua zona de conforto!
    • De que forma você se trata e reverbera para o mundo?
    • Você está se dando o melhor? Está fazendo boas escolhas para si mesmo?

    Por fim, saiba que tudo isso denota seu comprometimento com você mesmo e o respeito que você tem com você e com sua história!

    Valorize-se com humildade!

    Portanto, olhe e entre em conexão profunda com você, valorize suas conquistas e seus momentos dolorosos! Lembre-se que assim como a natureza, nosso corpo possui ciclos e oscilar entre altos e baixos é normal! Então, comemore suas vitórias e acolha seus desafios com a confiança de que você faz um ótimo trabalho apoiando a si mesmo!

    Assim, esteja atento para tratar sua história com o respeito que ela merece, sem querer ser um protagonista de cinema, mas em paz com sua trajetória até aqui! Pela última vez te pergunto: Como você fala de você para os outros? Observe o poder do seu discurso e esteja pronto para ajustá-lo ao tamanho dos seus sonhos!

    Sendo assim, você merece falar bem de si mesmo, orgulhoso de suas conquistas e ciente de seus aprendizados! Valorize-se com a humildade verdadeira de quem se conhece e sabe os seus limites. Mas não hesite em buscar ultrapassá-los! Afinal, a graça da vida está em se desafiar, errar, aprender, tentar de novo e persistir até conseguir a vitória ou o aprendizado que, muitas vezes, vale mais que o prêmio almejado!


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!