CONEXÃO PROFUNDA: rota para redescobrir sonhos!

Última atualização em setembro, 2020

A ideia de criar o Conexão Profunda partiu do desejo de compartilhar importantes processos de autoconhecimento, que senti fazerem a diferença na minha vida. Afinal, quando a gente sente um vazio existencial, dá um desespero, um desânimo que nos faz ficar perdidos e sequer imaginar onde começar a mexer para mudar tudo isso. Quem nunca sentiu este vazio?

Trata-se de uma falta de propósito e satisfação com as experiências cotidianas! Este site é um espaço para mergulhar fundo neste processo e redescobrir a rota em direção aos nossos sonhos. Assim, guiados pela estrela e norteados pela rosa dos ventos, caminharemos rumo à jornada de autoconhecimento para a verdadeira Conexão Profunda!

Estrela de Davi com rosa dos ventos dentro - Conexão Profunda
Criação Rafael Rodrigues Peixoto

Conexão Profunda: significado

Neste sentido, Conexão Profunda representa uma ligação com a espiritualidade que habita em nós, trata-se de uma sabedoria que nos liga com nossa verdadeira Essência!

Para tanto, considero importante explicar a simbologia que norteou a construção do site, do logo, ou seja, a chamada identidade visual que representa o Conexão Profunda! E por que isso é importante? Porque as simbologias trazem consigo mensagens inconscientes que nutrem nossa Essência. Caso, nosso símbolo tenha te interessado, isso pode ter um significado mais profundo que você nem percebeu de imediato!

Isto porque simbologia é algo que marca as sociedades, diferentes povos em diferentes épocas! Convém ressaltar que sempre tive um interesse especial pelos símbolos. Portanto, não é à toa que criamos esta Estrela de Davi com a Rosa dos Ventos no meio para fazer parte do Blog.

Inclusive, confesso que nunca gostei de desenhar e pintar, mas quando o assunto era desenho geométrico, eu ficava fascinada! Acho mágico como a natureza possui estes padrões nas folhas, nas flores, nas pedras e em várias outras formações. Por isso, observar as formas geométricas e o desenho que juntas podem formar me parece algo quase Sagrado. Vale a pena descontrair e refletir sobre a profundidade dos símbolos com o Pato Donald no mundo da Matemática

Mandalas: um caminho de integração

As mandalas representam bem esta ideia. Em sânscrito o significado é de círculo, mas há outros significados que lhe são atribuídos como: círculo mágico; espaço para concentração de energia; como um símbolo de integração e harmonia; e, de modo mais genérico, parece ser a representação geométrica da relação entre o homem e o universo.

Deste modo, o uso das mandalas pode ser observado em diferentes linhas de raciocínio: no hinduísmo, no budismo, nas artes plásticas, nas construções de templos e até mesmo nas análises de Jung.

Assim, a simbologia tem o poder de transcender tempo e espaço, refletindo os mitos, as crenças e as ideias de uma época ou cultura. Através da simbologia acessamos um conteúdo mais profundo, alcançamos uma forma específica de representar a realidade e reconstruí-la. Com isso, quando nos identificamos com um símbolo, podemos estar acessando este conteúdo de forma quase inconsciente, mas estamos trazendo aspectos importantes para nossa vida consciente!

Rosa dos ventos: Consciência da Rota

Sob esta ótica é possível verificar que a simbologia que envolve a Rosa dos Ventos está relacionada principalmente à navegação orientada, pautada pela decisão ponderada pelos pontos cardeais. Neste Blog, a Rosa dos Ventos tem como significado a importância de nos tornarmos conscientes da rota que estamos seguindo, das decisões que tomamos, bem como das consequências que elas terão em nossa vida. Você tem consciência de qual rota sua vida está tomando? Será que isso está fazendo falta na sua jornada?

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Lewis Carroll

Todos queremos ser felizes, realizados e bem-sucedidos, contudo para tanto é preciso estar alinhados com nossa Essência. Senão, ao final da jornada corremos o sério risco de descobrir que fizemos muito por nada, é quando o vazio se instala e o gosto pode ser bem amargo!

Por isso, o Conexão Profunda é um convite para pensar sobre esta trajetória da vida à luz da transcendência da matéria. Neste sentido, a Rosa dos Ventos está dentro da Estrela de Davi. Ou seja, podemos seguir diferentes direções em nossa jornada de vida, mas elas sempre estarão relacionadas profundamente a esta conexão entre o Céu e a Terra.

Estrela de Davi: uma forma de caminhar

Assim, a Estrela de Davi é um símbolo composto por dois triângulos equiláteros sobrepostos, formando um hexagrama e simbolizando um escudo de proteção além da união entre opostos: masculino e feminino, Céu e Terra. Trata-se de um símbolo muito antigo e que está associado ao Judaísmo, mas possui vários significados em diferentes religiões. De fato, é impossível precisar o surgimento deste símbolo, mas é possível notá-lo em diferentes religiões e épocas!

De fato, a lenda diz que este teria sido o escudo usado por Davi em uma batalha e que passou a ser seu símbolo! Por outro lado, historiadores associam a estrela ao próprio nome Davi, que no alfabeto hebraico formaria um triângulo. Além disso, no Cristianismo representa o próprio Messias, Jesus Cristo. Já no hinduísmo representa a trindade: Brahma (Criação), Vishnu (Conservação) e Shiva (Destruição). Enfim, trata-se de um símbolo bastante antigo, utilizado em diferentes culturas e religiões.

Conexão Profunda e espiritualidade

Para mim, aqui no Conexão Profunda, ele representa nossa ligação com o Sagrado, um chamado para trazer o Divino para nossa vida cotidiana. Ou seja, esta ligação com Deus ou com o Universo – como prefiram chamar -, reconhecendo a milagrosa experiência que é viver! Desta maneira, a Rosa dos Ventos dentro da Estrela de Davi simboliza, portanto, a forma como vejo a vida! Leia também A espiritualidade que habita em você: uma conexão pessoal com Deus!

Claro, temos muitas direções por onde seguir, mas sempre teremos como horizonte de nossas ações: a ligação entre a matéria e o espírito, o humano e o Divino. Isto é, acredito que nosso caminho de vida passe, necessariamente, por refletir esta relação e construir uma espiritualidade num conceito mais amplo do que o religioso nos permite. Assim, o Conexão Profunda surge de uma experiência de mergulho interno, ressignificando aspectos centrais que perpassam a vida cotidiana de todos nós enquanto seres humanos.

Conexão Profunda: autoconhecimento é poder pessoal

Sob este prisma, o Conexão Profunda é um espaço de mergulho e reflexão íntima que promove o autoconhecimento, a base do poder pessoal. Desta forma, a proposta é recuperar aspectos fundamentais para a realização e felicidade!

Assim, a busca de sentido e propósito, de uma vida que valha a pena ser vivida com imenso prazer, também requer esta reconexão com o lado Sagrado da vida! Este sagrado estou chamando aqui de espiritualidade, que nada tem de religioso. Na verdade, a espiritualidade aqui está mais ligada à busca por um significado, ou seja, por transcender o óbvio e o visível e buscar uma conexão mais profunda com algo maior.

Por isso, sinto que o caminho de desenvolvimento pessoal envolve equilibrar diferentes esferas. Tal como as direções da Rosa dos Ventos, cada aspecto com sua importância norteadora! Particularmente, acredito que é preciso equilibrar os pontos e refletir onde queremos chegar e qual o caminho que escolheremos para trilhar a nossa vida.

Desenvolvimento Pessoal

Este é o post de “lançamento” do Blog e apenas pincela um pouco o que será abordado por aqui como temática principal: Desenvolvimento Pessoal, que possui as categorias a seguir

– Autoconhecimento – Comportamento, Comunicação, Amor-próprio
– Espiritualidade – Fé, Meditação, Terapias Alternativas…
– Família – Maternidade, Relacionamentos, Convívio…
– Prosperidade – Planejamento, Investimento, Merecimento, Suficiência…
Trabalho – Propósito de Vida, Perfil Profissional, Vocação…

Espero que esta leitura e a de outros posts seja de muita inspiração e insights para sua a vida, como tem sido para a minha. Leia também Conexão Interna: como encontrá-la para reabastecer sua energia!

Seja muito bem-vindo (a)!

Namastê!

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!