• PORQUE A EVOLUÇÃO É CONTÍNUA!!! Preencha seu e-mail e receba nossos Posts!

PROCRASTINAÇÃO : 3 dicas para você parar de “empurrar a vida com a barriga”!

prisioneiroVocê se sente um prisioneiro na própria vida?

Procrastinação é uma palavra que mais parece um palavrão! Você é daquelas pessoas que no início do ano começa uma agenda nova, animado com a perspectiva de colocar a vida em ordem. Mas depois, se vê diante de tarefas que não quer e vai enrolando para não tomar decisões, a famosa procrastinação, também conhecida como “empurrar a vida com a barriga”? Quando vê, sua vida virou um caos e está tudo desorganizado como no ano anterior! E você só sabe repetir:

  • “Não tenho tempo para me organizar!”
  • “Vivo cansado demais para fazer as coisas de forma diferente…”
  • “Sou um prisioneiro em minha própria vida!”

Não desanime, este comportamento tem raízes mais profundas do que você imagina!

Todos nós precisaríamos de muito mais que 24 horas por dia para fazer tudo o que gostaríamos. Entretanto, temos um tempo delimitado para dividir entre atividades importantes e urgentes. E o grande segredo para isso é a priorização, que requer uma avaliação honesta e criteriosa do que pode ser realizado e do tempo disponível para isso.

Dica 1 – Pare de apagar incêndio ou enrolarfirefighters-586831_1280

Quando se fala em gestão do tempo a objetividade é uma qualidade a ser treinada. É preciso ter em mente 2 categorias fundamentais de classificação das atividades: urgente ou importante.

Se, por ansiedade, você sair fazendo tudo o que julgar necessário, o grande risco é acabar sem energia e frustrado. Isto porque, provavelmente, desconsiderará atividades importantes e ficará apenas “apagando os incêndios” das atividades urgentes.

Por outro lado, se você ficar planejando milimetricamente suas ações por julgar tudo muito importante, o grande risco é não sair desta fase. Ao visualizar uma imensa lista de afazeres, sua motivação ficará comprometida quando notar a quantidade de coisas que gostaria de realizar e o pouco tempo que tem.

Fique atento a dois sabotadores de sua nova postura: a ansiedade para fazer tudo e o medo de falhar em atividades que julga mais importantes. Treine olhar suas atividades com o máximo de clareza e foco dentro de uma perspectiva de realidade. Vale a pena assistir um vídeo de 6 minutos sobre o assunto, confira Seiiti Arata – Como focar em um objetivo de cada vez!

work-management-907669_1280Dica 2 – Atenção aos inimigos da gestão do tempo 

  1. Procrastinar: adiar, deixar para mais tarde – isso faz com que as tarefas se acumulem e, por serem chatas, vão sendo postergadas e quando você vê, já virou uma bola de neve;
  2. Planejar excessivamente: um apego e perfeccionismo exagerado à ferramentas de gestão do tempo, por exemplo agendas, não farão as atividades se auto-realizarem. É preciso colocar a mão na massa;
  3. Falta de foco: distrair-se com muitas atividades simultâneas, especialmente aquelas que oferecem uma recompensa emocional imediata: redes sociais, WhatsApp, horóscopo etc;
  4. Subestimar o tempo: listar uma infinidade de tarefas impossíveis de serem realizadas dentro do prazo, confirmando a SUA já existente crença de que não será possível finalizar a atividade;
  5. Superestimar o tempo: demorar horas sem fim em cada atividade, sem perceber que é preciso se dividir entre as diferentes tarefas e funções que temos na vida;
  6. Rotular as atividades: a maneira de olhar para os afazeres pode torná-los interessantes ou entediantes. Sem agregar motivações para que as atividades sejam realizadas, a tendência é gerar apenas descontentamento por se sentir “obrigado” a fazer coisas sem um “valor agregado”.

Todos estes itens compõem o cenário da dificuldade de organizar atividades cotidianas e colocam em questão dois pontos interessantes: as expectativas e também a dificuldade de lidar com a frustração. 

É preciso olhar para as atividades com um olhar mais carinhoso, sabendo lidar com a realidade como ela se apresenta: sem esperar demais, alimentando expectativas irreais; e sem o derrotismo da ineficácia de quem não vê soluções viáveis para seus problemas e vai “empurrando a vida com a barriga”. Leia também Como realizar sonhos sem que as frustrações atrapalhem

hands-1222866_1920Dica 3 – Assuma sua responsabilidade sobre o SEU tempo

Assuma o leme de sua vida e treine o olhar objetivo, veja o que te agrega e o que te atrapalha! É SUA a responsabilidade de fazer escolhas e vivenciá-las. Portanto, esqueça o vitimismo ou a culpabilização alheia; esqueça a grama verde do vizinho e olhe com coragem para o que te incomoda em sua própria vida.

Dedique-se aos seus sonhos, olhe-os com carinho e pense em estratégias para torná-los viáveis. Cuide de seu tempo, este é um bem que não tem preço e cabe a VOCÊ decidir como melhor aproveitá-lo! Procure se organizar mentalmente para que possa separar as atividades que são realmente importantes daquelas que são urgentes!

Caso precise de uma inspiração leve e bem humorada a respeito, sugiro o filme Click com Adam Sandler. Através de uma história divertida há uma reflexão bastante séria sobre a forma que estamos levando nossa vida e o que estamos priorizando.

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” Pitágoras

Acredite em seu potencial de realizar e assuma as rédeas de sua vida! Mude hábitos, use a criatividade para quebrar a rotina e inventar novas formas de viver a vida. Lembre-se que “mais importante do que a velocidade é a direção”. Confira na sessão Vale a pena o vídeo do eterno Abujamra numa linda interpretação deste poema “Mude”, que é tão inspirador quando precisamos de coragem para fazer as mudanças necessárias em nossa vida!


Seu comentário é importante para nós!

Comentário(s)

Adicionar a favoritos link permanente.

Reflita Conosco!!!