Ter sucesso E ser bem-sucedido: como ser feliz no processo!

Última atualização em maio, 2021

Sucesso! De fato, este é um dos meus votos prediletos quando amigos fazem aniversário, quando participo de algum evento. No entanto, acredito que ter sucesso é algo muito peculiar! Isto porque, para muitos, pode representar dinheiro, para outros, saúde, paz. Mas, e para mim?! Eis a questão que me trouxe para este artigo!

Afinal, o que é sucesso? Como podemos almejar algo tão subjetivo?! Você já parou para refletir a respeito do que é ter sucesso para você? Será que sucesso é algo para se ter ou para desfrutar? Neste sentido, qual seria a SUA medida de sucesso? Ou será que sucesso, para você, é algo que precisa de notoriedade e reconhecimento externo?

mulher saltando feliz na paisagem de montanhas - ter sucesso e ser bem sucedida
Imagem de Jacquelynne Kosmicki por Pixabay

Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos. Friedrich Nietzsche

Definição Formal

Para iniciar, convém recorrer ao dicionário para partir de um ponto de muita objetividade! Assim, segundo o dicionário :

substantivo masculino Consequência exitosa, positiva: carreira de sucesso. Acontecimento favorável; resultado feliz; êxito: projeto de sucesso. Algo ou alguém que obteve êxito; que possui excesso de popularidade: esta atriz é o sucesso da atualidade. Resultado de um acordo, de um projeto etc.: bom sucesso ou mau sucesso. [Por Extensão] Designação comum de parto: possuir bom sucesso. expressão Ter sucesso. Conseguir algo de maneira favorável: obter um resultado positivo: teve sucesso em sua primeira maratona.

Vale salientar, que para que este sucesso se materialize no que a pessoa deseja, DE FATO, os pontos: desejo, busca e êxito precisam estar alinhados! Porém, quantas vezes buscamos um objetivo e alcançamos algo completamente diferente?! Aliás, quantas vezes este desvio de rota nos dá muito mais satisfação que o desejo inicial?! Além disso, quantas vezes sequer consideramos um caminho, entretanto, ele parece nos atropelar. E, de modo surpreendente, nos traz muito mais do que supúnhamos ser capaz naquela simples situação?!

Por isso, é fundamental revisitar nossa conexão interna, nosso contato com nosso coração, com nossos desejos e flexibilizar quando acharmos interessante! Afinal, são tantas vozes e distrações à nossa volta que, por vezes, isso se torna um desafio enorme! Leia também Duelo de Egos que tiram a nossa paz! Como não cair nesta armadilha!

Ter sucesso e ser bem-sucedida

Deste modo, aparentemente, ter sucesso e ser bem-sucedido são sinônimos, porém vejo aí uma enorme armadilha! Isto porque, da maneira que estou propondo refletir: ter sucesso é estar satisfeita com suas conquistas, suas buscas e seus processos. Entretanto, ser “bem-sucedida”, ao menos socialmente, exige reconhecimento externo! Ou seja, a materialização do sucesso em diploma, casa, carro, carteira assinada e todas as “provas concretas” de algum êxito.

Neste sentido, lembro de observar no metrô, muitas pessoas andando já com o crachá pendurado no pescoço. Inclusive, eu pensava: será uma medida de praticidade? Ou será para mostrar que têm um emprego? Talvez, uma forma de se sentir parte da empresa e se diferenciar dos outros?

Entretanto, esta necessidade de se destacar, por vezes, nos faz esquecer que somos humanos! Isto é, temos necessidades reais e muito parecidas quando tiramos todo verniz de “bem-sucedidos!” Neste ponto, acho válido provocar: quantas pessoas você conhece que são bem-sucedidas, mas não parecem ter sucesso quando analisamos mais do que os olhos podem ver e os dedos podem contar?!

Da mesma maneira, quando olhamos para nós mesmos: será que você tem sucesso ou busca apenas ser “bem-sucedido”? Será que está alinhado com seu coração ou ainda está preocupado em mostrar seu valor para o mundo? Vale a pena assistir este vídeo para refletir um pouco mais a respeito: Day1 | Ana Paula Padrão: o impossível é apenas uma opinião De algum modo, eu fiquei com a sensação de que ela sempre se moveu para contradizer opiniões alheias, ao invés de realmente atender o que pulsava no peito! Você já trilhou este caminho? Eu já e percebi que quero mais é ser feliz!

Sucesso é ser feliz

Assi, esta frase título do livro de Roberto Shinyashiki “Sucesso é ser feliz!” sintetiza muito bem o que eu imagino como sucesso! Afinal, acredito que fomos educados olhando demais para o futuro: quando você crescer, quando você estudar, quando você se formar, quando você se casar, quando você tiver filhos… Nossa sociedade nos impulsionou para buscar o sucesso sempre no futuro e externamente. Ah, e quando possível, esfregá-lo na cara alheia! Leia também 5° Passo para ser feliz: TRABALHAR COM PROPÓSITO!

Aliás, recentemente, ouvi novamente aquela famosa frase que ouvimos durante longos anos da nossa infância e adolescência: “Você precisa estudar para ser alguém!”. Eis aí um exemplo do que nossa educação, cultura e sociedade do consumo nos pregou como verdade absoluta! Deste modo, fomos ensinados a pensar que só poderíamos “ser alguém” e ter valor se conquistássemos algo externo! Ou seja, um diploma, um bem material ou mesmo um status.

Com efeito, nos acostumamos a competir e acreditamos sempre que para ter algum valor precisamos alcançar uma determinada condição que está fora de nós. Vale a pena assistir o professor Clóvis de Barro Filho Perseguidor de cenouras. Entretanto, a grande pergunta é: quando seremos felizes?

Certamente, quantos ficaram buscando as cenouras da vida e perderam uma existência inteira numa vida sem sentido? Assim, esta busca pelo reconhecimento externo, pelo aplauso NUNCA se concretiza, NUNCA se materializa da forma como gostaríamos! Isto porque, o grande sentido e validação que buscamos está do lado de dentro! Mas isso é algo que ninguém diz e, poucos, descobrem! Vale a pena ler também Suficiência e Trabalho: para DESFRUTAR a vida com PROPÓSITO!

A plenitude do caminho

Assim, apesar de termos sido educados para viver no futuro, remoendo o passado, a vida acontece no presente! Por isso, sempre que ficamos perdidos no passado ou projetando o futuro, estamos perdendo o presente incrível que é o AGORA! Nesta desconexão, perdemos também o poder da satisfação, da plenitude e até mesmo o sabor de nossas conquistas, fixados que estamos com o que “precisamos” conquistar! Com isso, ao invés de desfrutarmos o sucesso, ficamos buscando ser bem-sucedidos, por vezes, sem refletir o que realmente isso significa!

Diante disso, vivemos tanto tempo com medo da escassez que, sem perceber, acabamos mergulhados nela! Ou seja, é inevitável: acabamos atraindo com ainda mais força o que tememos! Amo esta frase do excelente livro A Coragem de Ser Imperfeito de Brené Brown:

“O oposto de viver em escassez não é cultivar o excesso. Na verdade, excesso e escassez são dois lados da mesma moeda. O oposto da escassez é o suficiente, ou o que chamo de plenitude”. (2016: p.25)

Ter sucesso e ser bem-sucedida

Em suma, quantos de nós sabemos usufruir com sabedoria todos os recursos que desfrutamos? Já pensou em exercitar a suficiência? Fomos treinados para olhar o buraco do pudim ao invés de desfrutar o pudim! Então, desfrute seu pudim! Pare de esperar feriados, finais de semana e férias para ser feliz!

Portanto, trabalhe, se esforce, tenha disciplina, tenha planos, metas, MAS que tudo isso seja SEU! Busque SEUS objetivos, seus desejos! Para motivar ainda mais este equilíbrio entre a busca e a conquista, eu recomendo este vídeo da Psicóloga Pamela Magalhães, em sintonia perfeita com minha reflexão neste texto: Live79: VOCÊ ASSUME SEU LUGAR NO MUNDO?

Deste modo, curta cada passo deste caminho de busca, porque somente assim você poderá ter sucesso e ser “bem-sucedida”! Ou seja, apenas consciente de que o “ser bem sucedida” é um transbordamento do seu sucesso, você será feliz com sua jornada!

Para concluir, é preciso viver a plenitude da busca por metas e realizações! Assim, eu desejo muito sucesso para você, para mim e para todos nós! Que seja um sucesso alicerçado no desejo profundo de nossos corações, no trabalho diário e satisfatório do aprendizado contínuo e amplo!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!