Suficiência e desafios da Quarentena: crise ou oportunidade?

Última atualização em setembro, 2020

Nestes dias de reclusão tenho refletido muito sobre a suficiência e os desafios da quarentena! E, neste ponto, posso olhá-los como uma crise ou uma grande oportunidade! Afinal, há muitos aspectos que ainda se encontram “travados” dentro de mim, seja por um motivo ou outro. Por acaso, você sente raiva, medo e frustração diante desta situação? Por mais que eu já faça muitos movimentos introspectivos, esta reclusão forçada impõe uma rigidez e disciplina que, talvez, faltasse para os meus processos de desenvolvimento!

suficiência e desafios da quarentena - flor de lótus
Phu Nguyen por Pixabay

Suficiência e desafios da quarentena

Vale a pena refletir como todos nós estamos sendo confrontados com a suficiência e os desafios da quarentena, seja por medo da morte, medo de ficar sozinho, dificuldades relacionais, desagrado com o trabalho home office etc. Assim, somos colocados diante destas questões sem muita oportunidade de distração que o “fora” nos permitiria.

Desta forma, eu me pego, inúmeras vezes, sentindo muita raiva por não poder sair, raiva pelo que EU julgo como inconsciência das pessoas, raiva pela política… E, acima de tudo, raiva da humanidade como um todo!

Vale lembrar que a proposta de meus artigos é muito clara no sentido de assumir plena consciência e responsabilidade pelos processos de aprendizado. Então, esta postura exige passar bem longe da vitimização e sensacionalismo das notícias! Na realidade, esta postura exige olhar, verdadeiramente, para as lições que somos convidados a experimentar. Ou seja, não há tempo a perder com distrações desnecessárias e tóxicas! Por isso te convido a refletir mais com o artigo Suficiência e Gratidão em tempos de Pane Geral: sejamos girassóis!

Papa Francisco: todos no mesmo barco!

Quando assisti na TV aquela praça São Pedro vazia, aquele senhor tão velhinho mancando e aquele entardecer sombrio e chuvoso mexeu demais comigo. Contudo, confesso que ao ouvir o trecho escolhido do Evangelho eu pensei: Xi, vai ter aquele sermão sobre Fé no momento de caos e aquele dedinho julgador para cada um fazer dentro de si os “exames de consciência” necessários.

Contudo, apaixonadamente surpresa, eu ouvi as palavras do Papa Francisco com tanta sintonia! Afinal, em nenhum momento ele se colocou acima da humanidade ou diferente dos homens que destroem o planeta, que segregam e guerreiam inutilmente! Ao contrário, as palavras do Papa o incluíam e deixavam, assim, ainda mais claro que, realmente, todos estamos no mesmo barco! Veja o resumo animado do livro O poder da autorresponsabilidade!

Apesar de sensibilizada pela sua oração, devoção e todo o momento sagrado daquela cerimônia, eu me peguei apartada daquela humanidade citada na oração. Ou seja, confesso que fiquei de olho para ver se ele ia subir no banquinho e olhar a situação de fora e, quando menos esperava, EU estava no tal banquinho julgando e apontando o dedo! E, pior, me achando diferente desta humanidade toda citada pelo Papa! Desta maneira, eu me distanciei da suficiência: um dos meus desafios na quarentena!

Quem és tu que queres julgar, / com vista que só alcança um palmo, / coisas que estão a mil milhas? Dante Alighieri

Desafios da Quarentena: de olho no Ego

Ah, o ego, este que quer conciliar nossas vontades mais egoístas e nosso desejo de adequação social! Ele sempre está no difícil trabalho de agradar gregos e troianos e, neste exercício, acaba nos distraindo da mensagem do coração. Leia também EGO ou CORAÇÃO: quem você escuta mais constantemente na sua vida?

Hoje, fiquei pensando numa determinada figura política que é o pior exemplo de humanidade, para mim! De fato, só de imaginar a figura dele eu sinto ódio, rancor, rejeição e toda sorte de baixas vibrações! E, apesar disso, fiz o exercício bem desafiante de pensar o que eu tenho parecido com ele?! Ou seja, é fácil para mim olhar nele tudo o que eu repudio numa pessoa, seja ela publica ou não! Mas, o verdadeiramente desafiador e, por isso mesmo, enriquecedor, é olhar o que ele representa de mim?

Talvez, meu desejo de me diferenciar e distanciar dos demais, minha dificuldade de ter tolerância e o meu profundo medo da insuficiência! Por vezes, ele revela minha violência interna ou meu medo da comparação que me faz ver opositores por todo lado. Ou seja, o que tanto me irrita nele, são aspectos que eu sei que ainda estão tão mal trabalhados dentro de mim e que rejeito tanto!

Infelizmente, enquanto não pararmos com estes dedinhos acusadores voltados para os outros, não evoluiremos em direção a nada! Esta reclusão forçada me faz pensar mais nas minhas partes sombrias, que tanto precisam ser olhadas, acolhidas e integradas como parte de quem sou. Claro, é muito fácil olhar para fora, mas, para mim, o Covid 19 deixou claro o chamado do momento: olhem para dentro. Por isso, acredito na suficiência como um dos maiores desafios da quarentena!

Quarentena como oportunidade

A suficiência na quarentena, portanto, trata-se de um momento urgente de recolhimento e reflexão dos caminhos que NÓS, enquanto humanidade, ESCOLHEMOS! Claro, eu não escolhi as guerras na Síria, a disputa política que dicotomiza economia e vidas em nosso país…, mas, de algum modo, quando julgo, culpo, condeno e sinto ódio eu me igualo a tudo isso que mais crítico e penso que não escolho. Vale a pena refletir também com o artigo Suficiência na Quarentena: o convite do Covid 19 para reavaliação!

Assim, convido todos a refletirem: quais são as guerras que travamos perto de nós e, às vezes, ainda que silenciosas, bombardeiam nossa saúde emocional? Quais os conflitos em que permanecemos amarradas, sem permitir que nossa energia flua em direção ao amor, à Luz e ao Bem comum? Quais os preconceitos que nos escravizam e impedem de ver os milagres da vida?

Queridos leitores, temos MUITO trabalho a fazer no sentido de nos conectarmos profundamente com a Fonte da vida e compreendermos a cura que precisamos fazer! Por isso, te convido a olhar profundamente para a suficiência e os desafios da quarentena! Faça uma lista de sentimentos e busque uma forma mais saudável e, sob sua responsabilidade, para resolver o que te aflige! O que aí dentro anda desafiador de lidar? São os relacionamentos? Sua autoestima? Sua compulsão? Seus filhos? Basta de anestesia, vamos olhar de frente o que tira nossa paz e vamos buscar dentro de nós a cura para estes desafios! Vale a pena assistir ao vídeo do meu amigo Paulo Leite Sacola de Talismãs para nos inspirar nesta busca!

Gratidão pela leitura! Paz, Bem e Luz a todos nós!

Gostou do texto? Para receber novos posts preencha abaixo.

    Seu e-mail (obrigatório)


    Seu comentário é importante para nós!

    Comentário(s)

    Sobre Gisele Mendonça

    Cientista social e mestre em sociologia, com experiência na área educacional. Desenvolvi trabalhos em ambiente escolar, com crianças e adolescentes, trabalhei também na formação de gestores públicos, no formato presencial e em capacitações em Ambiente Virtual de aprendizagem, o que me inspirou a acreditar no potencial do Ensino à Distância! Atuo como curadora de conteúdos de autoconhecimento e autodesenvolvimento! Além disso, escrevo artigos para Bee Family: Um lugar para pais e mães inspiradores, que desejam educar seus filhos a partir do seu processo de autoeducação! 
    Adicionar a favoritos link permanente.

    Reflita conosco!